Leia matéria completa do GloboNews:
"ANÁLISE - Ao falar sobre as eleições nos EUA, Merval Pereira afirmou que "a esquerda virou coisa de elite".
"A questão da esquerda, dos liberais no mundo, é que virou uma coisa de elite, de nichos identitários, de classes, e esquece que existe muito mais fora das bolhas que a esquerda apoia", disse o jornalista.
"Quando o Lula ganhou a primeira vez e fez o Bolsa Família, o mundo era um. Hoje, é completamente diferente. As necessidades do povo são diferentes. Claro que a miséria existe, mas a grande massa quer avançar, quer progredir na vida, quer ter uma esperança de futuro. A aceitação do líder populista que era o pai dos pobres, que dava comida na mesa, já passou, não é mais assim. O que as pessoas querem, e a classe média está metida nisso, são promessas que podem ser väs, como o Trump dizer que vai fazer a América grande novamente", comentou Merval.
"Tem que entender, não pode criticar essas pessoas. Tem que entender a cabeça delas e tentar se aproximar de uma maneira mais inteligente, mais eficaz, do ponto de vista social, do que faz o Trump, do que faz o Bolsonaro. Mas tem que se aproximar, não é possível achar que estão todos errados, que essa grande massa que votou Trump não tem importância, que está errada".
Com informações do GloboNews