Aliado de Bruno Cunha Lima e empregado na Prefeitura de Campina é punido pela justiça eleitoral por uso de deepfake para atacar Dr. Jhony - PB Debate


Leia matéria completa do Portal PB Debate:

"O aliado do candidato Bruno Cunha Lima (União Brasil) e servidor comissionado da Prefeitura Municipal de Campina Grande como assessor técnico, Múcio Brandão, é mais um alvo da justiça eleitoral na cidade. Múcio vem utilizando deepfake (conteúdo em áudio ou vídeo, digitalmente manipulado por IA) para criar conteúdos falsos, atacar e disseminar mentiras contra Dr Jhony (PSB-40) através das redes sociais.

Para frear os ataques contra Dr Jhony, a justiça eleitoral, através da juíza Daniela Falcão, da 17ª zona eleitoral, concedeu tutela de urgência antecipada determinando a imediata remoção dos conteúdos dos grupos de conversas de Whastsapp. Múcio também foi intimado a comparecer ao Ministério Público para se manifestar a respeito do ato.

"Defiro, determinando que o representado promova a imediata remoção de todo o conteúdo impugnado, abstendo-se de compartilhar propaganda com conteúdo similar," determina a decisão.

Em outro trecho, a magistrada reconhece a utilização do recurso com a intenção de desqualificar Dr Jhony, e assim prejudicar sua campanha. "Há, de fato, diversas imagens montadas, com uso de inteligência artificial, com mensagens descontextualizadas, de fala rápida e sobrepostas, trazendo desinformação aos eleitores. A propaganda veiculada excede o direito à liberdade de expressão, ofendendo a honra do candidato autor e trazendo prejuízos na corrida eleitoral," aponta.

Com informações do Portal PB Debate

Blog do Milton Figueirêdo

Milton Figueirêdo

Jornalista com especialização em telejornalismo.

Pressione ESC ou feche