Leia matéria completa do Portal Suetoni Souto Maior:
Após a repercussão do caso nas redes sociais, a American Airlines se desculpou publicamente com a atriz Ingrid Guimarães, que relatou ter sido humilhada durante um voo entre Nova York e Rio de Janeiro, na última sexta-feira (7). A companhia informou que um representante da empresa entrou em contato com a artista para apresentar um pedido de desculpas pessoalmente e que o caso está sendo investigado.
“A American Airlines se empenha para proporcionar uma experiência positiva a todos os passageiros e sentimos muito pela recente experiência de nossa cliente. Um membro de nossa equipe conversou com ela para pedir desculpas pessoalmente e resolver o assunto. Além disso, continuamos investigando o caso para entender todos os seus detalhes”, afirmou a empresa em nota enviada ao jornal O Globo.
Ingrid ocupava um assento na classe Premium Economy quando, segundo seu relato, foi abordada por um funcionário da companhia e instruída a ceder seu lugar para um passageiro da primeira classe, após um problema técnico com um assento dessa categoria.
“O funcionário me disse: ‘Bad news, a senhora vai ter que ir para a classe econômica, porque terá que ceder seu lugar para uma pessoa da primeira classe’. Eu disse que não ia porque comprei meu assento na Premium. Por que teria que resolver um problema que era da Executiva?”, contou a atriz.
O episódio, segundo Ingrid, escalou rapidamente, com outros funcionários adotando um tom agressivo. Um deles chegou a ameaçá-la dizendo que, se não cooperasse, “nunca mais viajaria pela American Airlines”. A situação piorou quando o mesmo comissário anunciou a todos os passageiros que o voo só decolaria depois que “uma passageira colaborasse”, o que causou hostilidade contra a atriz por parte de outros ocupantes do avião.
“Foi muito humilhante. Minha filha estava na Econômica e viu que ninguém recebeu explicações. Me senti fragilizada, impotente. Um advogado brasileiro até me alertou que, se eu não saísse, poderia sair algemada. Foi uma situação abusiva, constrangedora, e me senti completamente desrespeitada”, ressaltou.
O caso gerou grande comoção nas redes sociais, com diversas manifestações de apoio à atriz e críticas à conduta da companhia aérea. A American Airlines, agora sob pressão pública, tenta reverter o desgaste com o pedido de desculpas e a promessa de apuração interna.
Com informações do Portal Suetoni Souto Maior