As duas piores coisas que podem atingir uma sociedade chegam à Paraíba e à Campina Grande: aumento de imposto e demissão em massa.
Um duro e amargo remédio é o que o Governo do Estado aplica na sociedade paraibana quando promove o aumento da alíquota do ICMS. A lei que promove o aumento do imposto foi aprovada ontem na ALPB.
Já o remédio que será aplicado pela Prefeitura de Campina é a perspectiva de demissão de mais de 1.200 servidores que estão entre cargos comissionados e prestadores de serviço. Serão mais de 1.200 famílias atingidas em pleno final do ano, pelo menos.
A estratégia do Governo é o aumento de taxação para a equalização das contas públicas. Já a estratégia da Prefeitura de Campina será a demissão em massa para conseguir manter a folha de pagamento em dia, pagar o décimo terceiro e se adequar também a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), uma vez que também está furando o teto constitucional.
As duas estratégias escolhidas podem ser consideradas péssimas, e cada um pagará o preço político e administrativo pela sua respectiva escolha.
Por Milton Figueirêdo