Cármen Lúcia pede para eleitores votarem no 2º turno: 'Fundamental pelos que lutaram pela democracia' - G1


Leia a matéria completa do G1:

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, pediu neste sábado (26) para os eleitores das cidades onde haverá segundo turno votarem neste domingo (27). A ministra defendeu que comparecer às urnas é um ato que honra aqueles que lutaram pela democracia no país e que garante o direito para as gerações futuras.

Em 51 cidades do país — 14 delas, capitais — haverá segundo turno para decidir quem será o próximo prefeito ou prefeita. O TSE é responsável pela Justiça Eleitoral e pela totalização de votos em todo o país.

"Sua participação é fundamental: pelos que sonharam com a democracia antes de nós e lutaram para que tivéssemos esse direito; e para os que virão depois de nós, persistindo no mesmo empenho por um Brasil mais justo", disse a ministra no pronunciamento.

A abstenção no 1º turno, realizado no dia 1º de outubro, foi de 21,71% em todo o país, número considerado alto pela presidente da TSE.

"O voto é o gesto maior da vida democrática e um poderoso instrumento de transformação social", enfatizou Cármen Lúcia.

Presidente do TSE, Cármen Lúcia, pede que eleitores compareçam às urnas no domingo.

Ela ainda lembrou que, mesmo quem não votou no primeiro turno, "pode e deve" votar no segundo.

O comparecimento é obrigatório naquelas cidades onde há eleição. Se o eleitor não puder votar, precisa apresentar uma justificativa à Justiça Eleitoral. Quem não votar nem apresentar justificativa tem que pagar uma multa para regularizar a situação e não sofrer punições como, por exemplo, não poder tomar posse em concursos públicos.

Em seu pronunciamento, Cármen Lúcia também ressaltou que as urnas eletrônicas são "seguras e auditáveis".

Com informações do G1

Blog do Milton Figueirêdo

Milton Figueirêdo

Jornalista com especialização em telejornalismo.

Pressione ESC ou feche