China vai isentar brasileiros de visto para visitas de até 30 dias a partir de junho


A partir de 1º de junho, brasileiros poderão visitar a China sem a necessidade de visto para estadias de até 30 dias.

A medida, válida também para argentinos, chilenos, peruanos e uruguaios, inclui turismo, negócios, visitas a familiares, intercâmbio e trânsito, e ficará em vigor até maio de 2026, em caráter experimental. A iniciativa faz parte de um plano maior do governo chinês para fortalecer as relações com a América Latina.

A isenção de visto, inicialmente, valerá até 31 de maio de 2026, em caráter experimental. Depois disso, Pequim vai decidir se prolongará a política. Durante esse período, os visitantes poderão viajar à China para turismo, negócios, visitas a parentes, intercâmbio ou trânsito, sem burocracia.

No entanto, viajantes que não atendam a esses requisitos, continuam sujeitos à exigência de obtenção de visto para ingressar no país.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, confirmou a medida nesta quinta-feira (15) em entrevista coletiva, mas não detalhou os critérios para a escolha dos cinco países beneficiados, a saber, Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai. Curiosamente, outros países da região, como a Colômbia, que também participou do fórum, não foram incluídos nessa etapa.

Com informações do Portal Passagem de Primeira

Blog do Milton Figueirêdo

Milton Figueirêdo

Jornalista com especialização em telejornalismo.

Pressione ESC ou feche