Leia a matéria do Suetoni Souto Maior:
O encerramento da votação, neste domingo (6), abriu os caminhos para o prefeito Cícero Lucena (PP) e ex-ministro Marcelo Queiroga (PL) no segundo turno. O roteiro já é medianamente conhecido. Com 49,16% dos votos, o candidato à reeleição esteve muito próximo de confirmar a vitória no primeiro turno. Ele, agora, buscará o apoio do PT de Luciano Cartaxo e do Podemos, do deputado federal Ruy Carneiro. Por outro lado, Queiroga fará movimento similar, mas sem grandes chances de atrair os petistas.
A militância do partido do presidente Lula (PT), em sua maioria, já havia migrado para Cícero ainda no primeiro turno, desidratando a candidatura de Luciano Cartaxo. O petista travou uma guerra fratricida internamente no partido, o que dificultou ainda mais o agregamento do grupo em torno do nome dele. O ato contínuo das tratativas é que ainda nesta segunda-feira (7), dirigentes estaduais e da municipal do PT vão sentar para definir o apoio a Cícero, o que deve ocorrer nesta terça (8).
De acordo com o presidente estadual do partido, Jackson Macedo, esse movimento independe do posicionamento de Cartaxo em relação ao pleito. “Nosso objetivo é lutar contra o fascismo em João Pessoa e a candidatura de Queiroga representa isso”, disse.
Dono de 21,77% dos votos no primeiro turno, Marcelo Queiroga acabou como a grande surpresa no pleito. Ele teve um crescimento não contabilizado pelos institutos de pesquisas e superou o deputado Ruy Carneiro. Agora, para atrair o apoio do parlamentar, o ex-ministro promete incorporar algumas das propostas de governo do ex-postulante, visando o segundo turno das eleições.
A aposta em Ruy Carneiro vem da maior afinidade ideológica entre os dois, segundo avaliação do candidato do PL. O deputado ainda não se posicionou, mas dificilmente fará aliança com Cícero. Se decidir seguir o exemplo da eleição anterior, a de 2020, ele vai liberar o eleitorado e não votará em ninguém no segundo turno. Este é um quadro que teremos definido ainda nesta semana. O segundo turno das eleições ocorre no dia 27 deste mês.
Veja o resultado da votação em João Pessoa:
Cícero Lucena (PP): 205.122 (49,16%)
Marcelo Queiroga (PL): 90.840 (21,77%)
Ruy Carneiro (Pode): 69.712 (16,71%)
Luciano Cartaxo (PT): 49.110 (11,77%)
Yuri Ezequiel (UP): 2.237 (0,54%)
Camilo Duarte (PCO): 213 (0,05%)
Com informações do Suetoni Souto Maior