A saúde bucal foi um dos aspectos priorizados pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra durante a atual gestão e permanece dentro do Plano de Governo para a próxima administração. Entre as propostas está a implantação do serviço de odontologia para pessoas com deficiência que necessitam de sedação para a realização de procedimentos.
Entre as ações realizadas por Cícero e Leo está a reforma e modernização dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) de Mangabeira, Torre, Jaguaribe e Cruz das Armas. Em dois deles – Torre e Mangabeira – o atendimento é de 24 horas e, juntos, esses dois CEOs realizaram quase 120 mil procedimentos, em 2022 e 2023.
Somente o CEO de Mangabeira realizou, nesses dois anos, 37,8 mil intervenções. Em 2024, já foram 21,4 mil. No CEO da Torre, foram 79.481 atendimentos em dois anos e, em 2024, o número de procedimentos já é de 31.880.
Também houve investimento em equipamentos e insumos para modernização da equipe de saúde bucal na atenção primária. Foi aberto o laboratório de odontologia no Instituto Cândida Vargas (ICV), contando com o Projeto ‘Linguinha Solta JP’, que realiza o tratamento de recém-nascidos que apresentam língua presa - frênulo lingual. O serviço está presente em todos os CEOs.
Nos hospitais da rede municipal foi instituída a odontologia hospitalar. Já os CEOs passaram a contar com o ‘Projeto Câncer de Boca’ que conta com especialista em estomatologia, realização de biópsia com laudo e laserterapia. A gestão reformou ainda o Odontomóvel com o conserto do carro e aquisição de todos os equipamentos, incluindo ultrassom e raio X, que estava parado desde 2017.