Leia matéria completa do Portal Paraíba Já:
"Elizabeth Altina Teixeira recebeu, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta terça-feira (18), a Medalha Cidade de João Pessoa, em reconhecimento da sua luta pelos direitos dos trabalhadores rurais e reforma agrária.
O vereador Marcos Vinícius (PDT), propositor da sessão especial e da honraria, disse que a medalha é um reconhecimento à imensa importância do legado de Elizabeth Teixeira e uma homenagem em vida, em seu centenário.
“Queremos expressar nossa honra e emoção com a outorga da Medalha Cidade de João Pessoa à Elizabeth Teixeira. Nós nos orgulhamos ao prestar esta homenagem em vida, em seu centenário. Esta honraria, sem dúvida, é um reconhecimento à imensa importância do legado dessa mulher extraordinária, que se tornou um ícone nacional e mundial na luta pelos direitos dos trabalhadores rurais e reforma agrária. Ela é um símbolo de coragem e resiliência”, disse o vereador Marcos Vinícius (PDT), ao final da sessão especial em homenagem ao centenário da ativista e que entregou a Medalha Cidade de João Pessoa a Elizabeth Teixeira.
A proposta para conceder a maior honraria do Legislativo Municipal foi do vereador pedetista e de Marcos Henriques (PT), que também foram os propositores da sessão especial, realizada nesta segunda-feira (18), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), e secretariada pelo vereador Milanez Neto (MDB).
A neta de Elizabeth Teixeira, Ana Rachel Tavares, falou em nome da homenageada sobre a importância da avó para as gerações.
“A história de vida da minha avó, Elizabeth Teixeira, ecoa na vida da geração presente e ecoará na vida da geração futura. Minha avó ensinou a importância de lutar pela terra, e que lutar pela terra é lutar pela vida. Ela também nos ensinou a importância de lutar pela igualdade, pela dignidade e pela justiça. A história de vida dela ecoa na história de tantas outras mulheres, aquelas do campo, as que lutam diariamente pelo sustento e educação dos filhos. Eu falo que minha avó é uma revolucionária, convicta dos seus ideais e que ensina a nós mulheres a termos essa força, mantermos a cabeça erguida e a termos voz para poder termos vez”, concluiu.
Com informações do Portal Paraíba Já