Diário Oficial do Estado traz nomeação de Alanna Galdino para o TCE - Suetoni Souto Maior


Leia a matéria de Suetoni Souto Maior:

O Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe, nesta quarta-feira (19), a nomeação de Alanna Galdino para ocupar o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O nome dela foi aprovado com 31 votos a favor pela Assembleia Legislativa. Apenas do deputado estadual Wallber Virgolino (PL) declarou voto contra. Houve ainda três ausências e uma abstenção. A abstenção, vale ressaltar, foi do deputado Adriano Galdino, pai e fiador de Alanna na disputa. A nomeação foi assinada pelo governador João Azevêdo (PSB) ainda nesta terça-feira (18).

Com isso, o nome de Alanna Galdino agora segue para o Tribunal de Contas do Estado, que tem a tarefa de avaliar as certidões e requisitos apresentados pelos deputados. Não é usual e não se acredita que ocorra agora, mas a Corte tem a prerrogativa de devolver o processo ao governador, caso entenda que a postulante não preenche os requisitos. Alanna deve substituir no TCE o conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima, aposentado compulsoriamente no ano passado. A prerrogativa de indicação do nome é da Assembleia Legislativa.

O caso gerou grande polêmica desde o início por causa do grau de parentesco da postulante com o presidente da Assembleia. O nome favorito, inclusive por Galdino, inicialmente, era do deputado estadual Tião Gomes (PSB). Acontece que problemas decorrentes de decisões judiciais surgiram como impeditivo para o parlamentar. Ele, então, desistiu da disputa e anunciou apoio em quem fosse escolhido por Adriano Galdino. O primeiro relacionado foi o deputado federal Murilo Galdino, que acabou abrindo mão da disputa. Então, o nome de Alanna foi apresentado.

A indicação feita por maioria absoluta dos deputados acabou gerando muita polêmica. O currículo de Alanna Galdino indica formação em Direito, graduação em andamento em medicina e cursos de pós-graduação em andamento em áreas contábeis. Para atender ao pré-requisito de dez anos de experiência em área compatível com a função de conselheira, ela apresentou vínculo comissionado de pouco mais de onze anos na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado.

Com informações de Suetoni Souto Maior

Blog do Milton Figueirêdo

Milton Figueirêdo

Jornalista com especialização em telejornalismo.

Pressione ESC ou feche