Em um fato constrangedor, ocorrido no município de Casinhas-PE, foi preso Antônio dos Santos de Santana, assessor da Prefeitura de Umbuzeiro. O fato ocorreu no último dia 24/09. A prisão, em flagrante, se deu com base no artigo 16 da lei 10826/2003, que trata, dentre outros crimes, de porte ilegal de arma de fogo. No momento da prisão, o acusado estava portando uma pistola 9mm, na companhia do prefeito, José Nivaldo; da primeira dama, Lucy Barbosa; de Fernanda Morais, candidata a prefeitura de Umbuzeiro; e do seu vice, Gileno Freire.
No momento da prisão, que aconteceu por volta das 19h47, Antônio vestia uma camisa azul, com os dizeres "Sou 40", em referência a atual campanha de sucessão municipal, apoiada pelo ainda prefeito José Nivaldo.
O detido, Toinho de Nequinho, como é conhecido, é responsável pela segurança da campanha eleitoral de Fernanda Morais, ex-secretária de saúde de Umbuzeiro. Ele foi abordado por policiais do 22° Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco, e conduzido para a Central de Polícia Civil de Limoeiro. O Boletim de Ocorrência foi assinado pela delegada Marcela de Melo Freitas. Após os procedimentos legais, Toinho de Nequinho foi transferido para a Unidade Prisional de Limoeiro-PE.
Após audiência de custódia, realizada nesta quarta-feira (25), o acusado responderá em liberdade, tendo que cumprir várias medidas cautelares. Dentre elas, não se ausentar da comarca, nem voltar a portar qualquer tipo de arma.
Antônio dos Santos de Santana é assessor da Prefeitura de Umbuzeiro desde 02 de janeiro de 2020, de acordo com informações do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. Até o momento, a Prefeitura Umbuzeirense ainda não se pronunciou sobre o fato.