Leia matéria do Portal JCPE:
O helicóptero de Neymar Jr., que custa R$ 50 milhões, está proibido de voar desde o início deste mês devido à expiração de sua documentação. A informação consta no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A aeronave do jogador está com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) suspenso desde 4 de abril.
Esse documento, de porte obrigatório e emitido pela
Anac, atesta que a aeronave está em condições seguras de operação e em conformidade com os regulamentos da aviação civil brasileira.
A suspensão do CA ocorreu devido ao vencimento de outro certificado, o de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA), na mesma data.
O helicóptero Airbus, de matrícula "PPNJR" e modelo
BK 117 D-2, foi adquirido em 15 de maio de 2019 e registrado pela empresa Neymar Sport e Marketing Ltda.
Em nota, a assessoria de imprensa de Neymar esclareceu que o motivo pelo qual o CVA consta como vencido é que a aeronave está em manutenção anual, iniciada em 26 de março, com previsão de término em até 40 dias, podendo ser concluída antes. Durante esse processo, é comum que o status seja registrado como "vencido".
"Após a finalização da manutenção obrigatória, a ANAC verifica o cumprimento de todos os itens da inspeção e, automaticamente, atualiza o sistema, liberando a aeronave para voos", disse a assessoria do atleta.
Com informações do Portal JCPE