Leia matéria completa do Portal O Globo/UOL:
As pressões para conter a alta dos alimentos dentro do país e para administrar os efeitos da guerra tarifária implementada por Donald Trump encurralam o governo e podem afetar ainda mais a já impactada popularidade do presidente Lula (PT).
Preço da comida é um dos principais vilões da inflação
hoje Dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) apontam que alimentos e bebidas subiram 5,4% nos últimos cinco meses, alta acumulada que supera a inflação de todo o ano de 2024 (4,83%).
Alta de preços de alimentos é principal desafio do governo
O Planalto vê a alta dos preços como o principal fator para as sucessivas quedas de popularidade de Lula - pesquisas mostram que 8 a cada 10 brasileiros já sentem esta pressão— e avalia que o quadro só será revertido com diminuição do peso do bolso.
Cena internacional vai agravar cenário interno, avaliam especialistas.
A decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de dobrar as taxas aplicadas a produtos da China para 20%, terá impactos no mercado interno brasileiro: os preços tendem a subir dentro do país.
China pode aumentar procura por produtos brasileiros para substituir importação mais cara dos EUA
Empresas no Brasil passariam a produzir para atender a demanda por mais exportações para a China e, com isso, podem faltar produtos para atender o mercado interno, o que pressionaria mais os preços.
Com informações do Portal O Globo/ UOL