Institutos cravaram resultado de João Pessoa e Campina Grande; conheça quais - Polêmica Paraíba


Leia a matéria completa do Polêmica Paraíba:

Outra disputa que acontece nas eleições é a dos institutos de pesquisa, para saber quem mais se aproximou dos resultados nas urnas.

O segundo turno das eleições terminou nesse domingo (27) com as vitórias de Cícero Lucena (PP) em João Pessoa e Bruno Cunha Lima (União) em Campina Grande. Outra disputa que acontece nas eleições é a dos institutos de pesquisa, para saber quem mais se aproximou dos resultados nas urnas.

Pensando nisso, o Polêmica Paraíba resolveu comparar as últimas três pesquisas divulgadas em cada uma das duas cidades para saber qual delas mais se aproximou dos números obtidos nas urnas.

João Pessoa

As últimas três pesquisas em João Pessoa foram do Instituto França, encomendada pelo portal Imprensa 24H, de Aracaju-SE; AtlasIntel, encomendada pelo próprio instituto; e Quaest, encomendada e divulgada pela TV Cabo Branco.

Como já se sabe, Cícero recebeu 63,91% dos votos válidos, e Marcelo Queiroga, 36,09% . O instituto França praticamente cravou o resultado.

A pesquisa do Instituto França, com número no Tribunal Regional Eleitoral (TSE) PB-06432/2024, apontou 63,10% das intenções de voto para Cícero, enquanto Marcelo Queiroga registrou 36,90%, considerando apenas os votos válidos. O levantamento foi divulgado no sábado (26).

Já o instituto AtlasIntel, único a cravar que haveria segundo turno em João Pessoa, foi quem mais ficou distante nos prognósticos desse domingo. O instituto apontou a vitória de Cícero com 55,8% contra 44,2% de Marcelo Queiroga, também no sábado.

João Azevêdo acompanha trabalho das Forças de Segurança na Operação Voto Seguro 2024 no segundo turno das eleições

A última pesquisa divulgada antes das eleições, também no sábado, foi a da Quaest, encomendada pela TV Cabo Branco. Nela, Cícero obteve 60% dos votos válidos contra 40% de Queiroga.

Campina Grande

Em Campina Grande Bruno Cunha Lima venceu as eleições com 57,94% dos votos válidos contra 42,06% de Dr. Jhony. O instituto que mais se aproximou desse resultado foi o Exatta, divulgado pelo portal Página1PB, que também praticamente cravou o resultado.

As últimas três pesquisas foram do Instituto Veritá, encomendada pelo próprio instituto; Real Time Big Data, encomendada pelo Portal R7 e Exatta; encomendada pelo portal Página1PB.

Veritá, divulgada em 19 de outubro, apontou vitória de Bruno com 60,3% contra 39,7% de Dr. Jhony. A pesquisa tem o número PB-05388/2024.

Já na Real Time Big Data, Bruno Cunha Lima registrou 53%, e Dr. Jhony, 47%. O número da pesquisa é PB-03761/2024, divulgada na terça-feira (22).

A pesquisa mais recente foi divulgada pelo portal Página1PB, feita pelo instituto Exatta, que apontou vitória de Bruno com 58% contra 42% de Dr. Jhony. O levantamento saiu na quinta-feira (24) e tem o número PB-04601/2024.

Com informações do Polêmica Paraíba

Blog do Milton Figueirêdo

Milton Figueirêdo

Jornalista com especialização em telejornalismo.

Pressione ESC ou feche