João Pessoa ganha primeiro Centro de Atendimento do Turismo Adaptado do Brasil


A cidade de João Pessoa dá mais um importante passo para reafirmar a sua condição de ser uma das capitais brasileiras mais acessíveis e inclusivas, pronta para atender ainda melhor os turistas e a população com algum tipo de deficiência ou de mobilidade. Nesta terça-feira (24), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, inaugurou o CAT Adaptado - Centro de Atendimento do Turismo, na praia do Cabo Branco, uma das mais movimentadas da Capital paraibana, com serviço exclusivo e inclusivo para os PCDs. É o primeiro equipamento para público PCD no Brasil.

De acordo com o secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, o CAT Adaptado é o primeiro de um grande projeto que a Prefeitura está desenvolvendo para tornar a cidade ainda mais inclusiva. “Teremos outros CATs adaptados em praticamente toda a extensão do nosso litoral, que está tomando uma nova forma, ainda mais acessível. O Projeto Orla está em andamento, melhorando a infraestrutura de acesso, iluminação e segurança”, pontuou o secretário. Ele disse ainda que ainda está sendo fechado o calendário de atividades esportivas no equipamento, que devem ser iniciadas na próxima semana.

O CAT Adaptado inaugurado nesta terça-feira conta com uma academia para exercícios, chuveiros, banheiros, sala de descanso e acesso ao mar. Toda a sua estrutura está adaptada para atender qualquer tipo de deficiência. O equipamento contará com apoio de outras secretarias municipais, a exemplo da Juventude, Esporte e Recreação, que oferecerá aulas de natação especial para o público PCD.

O secretário de Gestão Governamental, Diego Tavares, destacou as ações da prefeitura de João Pessoa no desenvolvimento das políticas públicas voltadas para a acessibilidade e inclusão em todas as secretarias municipais. “Todas as secretarias, como as de Esportes, Cultura, Saúde, Infraestrutura, entre outras, têm projetos que colocam o público PCD como prioridade. Esse CAT Adaptado vai ampliar a presença dos turistas, assim como da nossa população, que, a partir de agora, terão um espaço exclusivo e inclusivo”, disse. Diego Tavares enfatizou ainda, que a atenção dada à região de orla marítima é a mesma dedicada aos bairros da Capital paraibana.

O presidente da AC Sociail - Assessoria e consultoria para inclusão social, Genilson Lima, que é cadeirante, disse que a Paraíba está entre os três estados brasileiros com maior número de pessoas com alguma deficiência - os outros dois são Pernambuco e Rio Grande do Norte -, estimando que seja um contingente entre 20% a 25% da população paraibana. Na opinião dele, a abertura do CAT Adaptado irá incentivar com que mais pessoas PCD incluam a praia como lazer e entretenimento. Até então havia muita dificuldade de locomoção e locais adaptados para descanso e mesmo lazer. ‘Agora temos essa estrutura que permitirá mais acesso e conforto para todos’, afirmou Lima.

Serviço:

Local; Praia do Cabo Branco

Horários: De domingo a domingo das 8h às 12h - 15h às 20h

Blog do Milton Figueirêdo

Milton Figueirêdo

Jornalista com especialização em telejornalismo.

Pressione ESC ou feche