Leia a matéria de Suetoni Souto Maior:
A pesquisa de opinião PB Agora/ANOVA publicada nesta segunda-feira (7) tem tudo para aumentar a temperatura das discussões visando as eleições para o governo, no ano que vem. Isso porque prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), lidera com relativa folga a consulta. Ele aparece com 21,1% das intenções de voto na estimulada (quando se apresenta uma lista de candidatos), com o o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD) aparecendo em segundo, com 14,1%. Eles são seguidos por Efraim Filho (União), com 7,5%; Hugo Motta (Republicanos), com 6,5%; Adriano Galdino (Republicanos), com 5,9%; Lucas Ribeiro (PP), com 5,0%; Marcelo Queiroga (PL), com 3,9%, e Deusdete Queiroga (PSB), com 0,4%.
O resultado ocorre no momento em que o prefeito vem interiorizando o nome dele, participando de vários eventos. Neste fim de semana, esteve em Campina Grande e em Cabaceiras, em agendas pensadas sob medida para buscar capilaridade eleitoral. Isso para a oposição é ruim, porque o grupo ainda não definiu quem será o candidato do grupo. Pedro Cunha Lima aparece com mais força, mas pode dar lugar ao pai, Cássio Cunha Lima (PSD), ou mesmo para Efraim Filho, caso este último efetivamente consiga resolver as amarras partidárias. Além disso, o grupo teria que enfrentar uma máquina pesadíssima (prefeitura e governo).
O caso de Efraim é ainda mais complicado porque ele não pode dar certeza de que entrará na disputa nem pode garantir antecipadamente o apoio do partido dele a qualquer candidato. Isso ocorre porque o União Brasil poderá formar uma federação com o PP. Neste caso, o grupo terá que marchar em uma única trincheira eleitoral. Se a Federação PP/União Brasil abraçar a candidatura de Cícero ou de Lucas Ribeiro, deixará Efraim em situação difícil: ou se sujeita à vontade do partido ou migra para outra sigla e fica com o grupo oposicionista.
A dificuldade para a base governista é que Lucas Ribeiro, por ser o vice-governador, poderá assumir a titularidade do cargo caso o governador João Azevêdo (PSB) deixe o cargo para disputar vaga no Senado. Neste caso, com a caneta na mão, é lógica a expectativa de que Ribeiro seja o candidato da base governista. Acontece, que este cenário ficará complicado com o prefeito de João Pessoa liderando a corrida eleitoral.
Confira o cenário da pesquisa estimulada:
Cícero Lucena: 21,1%
Pedro Cunha Lima: 14,1%
Efraim Filho: 7,5%
Hugo Motta: 6,5%
Adriano Galdino: 5,9%
Lucas Ribeiro: 5,0%
Marcelo Queiroga: 3,9%
Deusdete Queiroga: 0,4%
Indecisos: 27,0%
Branco/Nulo: 8,6%
Veja os números da pesquisa espontânea:
Cícero Lucena: 12,9%
Pedro Cunha Lima: 6,3%
João Azevedo: 5,0%
Adriano Galdino: 4,4%
Efraim Filho: 4,2%
Hugo Motta: 2,4%
Marcelo Queiroga: 2,2%
Lucas Ribeiro: 2,1%
Romero Rodrigues: 0,4%
Ricardo Coutinho: 0,2%
Deusdete Queiroga: 0,1%
Cássio Cunha Lima: 0,1%
Indecisos: 52,3%
Branco/Nulo: 7,4%
Sobre a pesquisa:
O estudo foi realizado entre os dias 27 e 29 de março de 2025, com 2.002 entrevistas distribuídas em 70 municípios da Paraíba. A amostra contempla eleitores com 16 anos ou mais e abrange as principais regiões do estado: Mata, Agreste, Borborema e Sertão.
A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%. O levantamento foi conduzido pelo Instituto ANOVA, sob coordenação do empresário Bruno Agra, utilizando metodologia de amostragem estratificada para garantir a representatividade dos dados.
Com informações de Suetoni Souto Maior