Leia matéria completa do Portal Polêmica Paraíba:
A região Nordeste vem se transformando em um dos principais motores da economia brasileira. Com alta capacidade produtiva, diversidade de investimentos e contas públicas mais balanceadas, os estados da região apresentaram uma média de crescimento superior à brasileira em 2024: enquanto o país cresceu 3,5%, o Nordeste apresentou um avanço econômico de 3,8% no mesmo período.
A Paraíba alcançou o melhor registro estadual do país. De acordo com dados do levantamento Resenha Regional, divulgado pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) em janeiro de 2025, o estado registrou um crescimento de 6,6% no ano anterior.
Segundo especialistas, esse crescimento está atrelado à expansão de políticas públicas na região, à criação de novos negócios e à onda de empreendedorismo na região.
De acordo com Antonio Cleber Zequetto, Gerente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Central Sicredi Nordeste, a atuação de instituições financeiras como cooperativas é essencial para o avanço da economia – principalmente no financiamento de pequenos e médios negócios, que geram empregos nas comunidades onde as cooperativas atuam e receita para os governos por meio da arrecadação tributária.
“Quando a economia cresce, as cooperativas conseguem expandir suas operações e atrair mais associados, fortalecendo as comunidades locais”, explica o especialista. “Essas ações estão profundamente enraizadas na essência do Sicredi. Ao fomentar a educação e o envolvimento social, o cooperativismo garante que nossas iniciativas não apenas beneficiem os associados, mas também criem um impacto duradouro nas comunidades”, acrescenta.
Com informações do Portal Polêmica Paraíba