Prefeito tira licença e vice assume: prática comum em João Pessoa, rara em Campina

Leia matéria do Portal Maurílio Júnior:


Bruno Cunha Lima (União Brasil) tirou licença. E não é a primeira vez. Mas continua sendo raro. O prefeito de Campina Grande oficializou nesta quinta-feira (22) um afastamento de 5 dias para uma viagem a Brasília, e passou o cargo para o seu vice, Alcindor Vilarim (Podemos). É a segunda vez que Bruno repassa o comando da cidade desde que assumiu, em 2021.


A primeira foi em novembro de 2021, quando o então vice-prefeito Lucas Ribeiro ocupou o cargo de prefeito interino durante uma viagem de Bruno à Europa. Na ocasião, o gesto teve mais o peso do protocolo do que de proximidade política. Isso porque, apesar da aliança formal na época, a relação entre Bruno e Lucas sempre foi marcada por certa distância.


Bruno tem um histórico de manter um “pé atrás” com quase todo mundo, mesmo entre aliados próximos. O caso do então presidente da Câmara, Marinaldo Cardoso (Republicanos), em 2022, é emblemático: Bruno chegou a dizer que tiraria licença para permitir que Marinaldo assumisse o cargo por alguns dias, mas a promessa não se concretizou. Posteriormente Marinaldo acabou sendo candidato a vice na chapa de oposição liderada por Jhony Bezerra (PSB).


Por isso, o gesto mais recente tem peso simbólico. Ao ceder o comando da prefeitura ao vice Alcindor Vilarim, Bruno demonstra um sinal de confiança real, o que não é trivial em sua gestão. Alcindor, ao assumir, entra para um grupo restrito de aliados sobre esse tipo de confiança.


O contraste fica ainda mais evidente quando se olha para João Pessoa. O prefeito Cícero Lucena (PP) costuma repassar o cargo ao vice-prefeito Leo Bezerra (PSB) em praticamente toda viagem oficial, algo encarado com naturalidade administrativa – um cenário, até então, irreal em Campina Grande, cercado de desconfianças… Está mudando?


Com informações do Portal Maurílio Júnior

Blog do Milton Figueirêdo

Milton Figueirêdo

Jornalista com especialização em telejornalismo.

Pressione ESC ou feche