Prefeitura de Campina Grande promove 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente


A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), realizará no dia 13 deste mês a 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que vai acontecer das 8h às 17h30, no Sesc Centro, localizada na rua Giló Guedes, 650, Centro.

Este ano os temas debatidos serão a “Emergência Climática” e “Os Desafios da Transformação Ecológica”. Tudo isso faz parte das rodadas de conversas em todo o Brasil, que começaram em junho deste ano e se estenderão até maio do próximo ano.

A quinta Conferência do Meio Ambiente é uma oportunidade para representantes de todo o país discutirem a emergência climática e ouvir a população sobre alternativas disponíveis, quando novas políticas estão sendo definidas no país, alinhadas com os objetivos globais.

Ainda neste ano, o Brasil terá um novo Plano Clima, com estratégias nacionais de mitigação e adaptação e mais de duas dezenas de planos setoriais, definindo ações para que o Brasil reduza suas emissões de gases de efeito estufa e se adapte aos impactos da mudança do clima, que já ocorrem e irão se intensificar ano a ano.

“A Conferência será um espaço importante para a discussão de ideias, troca de conhecimentos e construção de propostas voltadas para enfrentar a emergência climática e promover uma transformação ecológica em nosso município. É uma oportunidade para todos os cidadãos, estudantes, profissionais e membros da sociedade civil se engajarem ativamente na construção de um futuro mais sustentável e resiliente”, disse Sargento Neto, secretário da Sesuma.

Delegados e delegadas eleitas nos municípios brasileiros definirão 10 propostas que serão sistematizadas para o debate das delegações dos estados. As delegações estaduais priorizarão 20 propostas, com o resultado dos debates sendo levados para a rodada nacional, em Brasília.

Ao final, a Conferência resultará nas propostas ou contribuições priorizadas por todas as pessoas delegadas. Tudo poderá ser acompanhado pela Plataforma Brasil Participativo.

Entre os palestrantes confirmados estão as professoras Mônica Maria Pereira da Silva, que vai abordar a Governança e Educação Ambiental; Soahd Arruda Rached, que vai debater a Mitigação para Emergêngia Climática e Goreti Pequeno, que falará sobre o tema Transformação Ecológica; além do Comandante do Segundo Comando Regional de Bombeiro Militar, Carlos Jean Vieira, que tratará sobre a Adaptação e Preparação para Desastres.

A Conferência Municipal do Meio Ambiente é aberta a toda população do município, com 16 anos de idade ou mais, sobretudo os que vivem em territórios e condições vulnerabilizados.

Com informações da Codecom

Blog do Milton Figueirêdo

Milton Figueirêdo

Jornalista com especialização em telejornalismo.

Pressione ESC ou feche