PT fecha questão e vai apoiar Hugo Motta, que deve se tornar o terceiro paraibano a presidir a Câmara - Suetoni


Leia matéria completa do Blog do Suetoni:

"A bancada do PT na Câmara deve anunciar ainda nesta quarta-feira (30) o apoio à candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para suceder no posto o atual presidente da casa, Arthur Lira (PP-AL). O partido se reuniu mais cedo, fechou questão e deve ser seguido por outro gigante, o MDB. O paraibano é o favorito para a disputa e ganhou mais força nesta terça, quando o atual mandatário do Legislativo anunciou apoio à postulação. Os únicos obstáculos, agora, são as desidratadas candidaturas de Antônio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA).

O movimento do PT ocorre em meio a uma articulação de Motta para ter os dois partidos com maior representação na Câmara dos Deputados na sua base de apoio. A agremiação tem 68 parlamentares e integra federação composta, também, por PCdoB e PV. Todos, somados, ocupam 80 cadeiras. O próximo passo do paraibano é atrair o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, dono de 99 votos. O antagonismo entre as duas siglas não será problema para a composição, assim como ocorreu no pleito passado, quando Lira foi reeleito quase por unanimidade.

Nesta quarta, também, o Podemos anunciou apoio ao parlamentar do Republicanos. Com isso, já são 108 deputados agregados ao projeto. Isso sem contar ainda o PT. A lista inclui Podemos (14); PP (50); e Republicanos (44). Estas adesões têm aproximado o paraibano do número de votos necessário para garantir a vitória.

Caso Hugo Motta consiga sucesso no seu empreendimento, ele será o terceiro paraibano a comandar a Câmara dos Deputados. Antes dele, apenas Samuel Vital Duarte (1947-1949) e Efraim Morais (entre 17 de dezembro de 2002 e 2 de fevereiro de 2023) comandaram a Casa. Este último caso, no entanto, o de Efraim, figurou mais como uma interinidade, já que ocorreu na transição entre dois governos.

Com informações do Blog do Suetoni

Blog do Milton Figueirêdo

Milton Figueirêdo

Jornalista com especialização em telejornalismo.

Pressione ESC ou feche