Leia matéria completa do Blog do Suetoni:
"A bancada do PT na Câmara deve anunciar ainda nesta quarta-feira (30) o apoio à candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para suceder no posto o atual presidente da casa, Arthur Lira (PP-AL). O partido se reuniu mais cedo, fechou questão e deve ser seguido por outro gigante, o MDB. O paraibano é o favorito para a disputa e ganhou mais força nesta terça, quando o atual mandatário do Legislativo anunciou apoio à postulação. Os únicos obstáculos, agora, são as desidratadas candidaturas de Antônio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA).
O movimento do PT ocorre em meio a uma articulação de Motta para ter os dois partidos com maior representação na Câmara dos Deputados na sua base de apoio. A agremiação tem 68 parlamentares e integra federação composta, também, por PCdoB e PV. Todos, somados, ocupam 80 cadeiras. O próximo passo do paraibano é atrair o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, dono de 99 votos. O antagonismo entre as duas siglas não será problema para a composição, assim como ocorreu no pleito passado, quando Lira foi reeleito quase por unanimidade.
Nesta quarta, também, o Podemos anunciou apoio ao parlamentar do Republicanos. Com isso, já são 108 deputados agregados ao projeto. Isso sem contar ainda o PT. A lista inclui Podemos (14); PP (50); e Republicanos (44). Estas adesões têm aproximado o paraibano do número de votos necessário para garantir a vitória.
Caso Hugo Motta consiga sucesso no seu empreendimento, ele será o terceiro paraibano a comandar a Câmara dos Deputados. Antes dele, apenas Samuel Vital Duarte (1947-1949) e Efraim Morais (entre 17 de dezembro de 2002 e 2 de fevereiro de 2023) comandaram a Casa. Este último caso, no entanto, o de Efraim, figurou mais como uma interinidade, já que ocorreu na transição entre dois governos.
Com informações do Blog do Suetoni