Leia a matéria de Suetoni Souto Maior:
A senadora Daniella Ribeiro está de malas prontas para voltar ao Progressistas, partido pelo qual se elegeu e construiu boa parte da sua trajetória política. A filiação será oficializada no próximo dia 23 de abril, em Brasília, com direito a tapete vermelho estendido por Ciro Nogueira (PI), presidente nacional da sigla.
O retorno, no entanto, tem implicações que vão muito além das boas-vindas protocolares. A entrada de Daniella nos quadros do PP reforça o peso político do partido na Paraíba e, de quebra, complica os planos do senador Efraim Filho (União Brasil) de comandar a federação entre as duas legendas no estado. Até então, ele apostava na própria condição de senador como trunfo para liderar o bloco. Agora, terá que dividir o palco com uma colega de mandato – e com mais tempo de casa no Progressistas.
Ciro Nogueira demonstrou empolgação ao falar do retorno da parlamentar ao partido. “É uma grande notícia para todos nós, progressistas, do país, que é a volta de Daniella, essa referência de senadora que luta pelas mulheres do Brasil”, disse. A senadora, que poderá ser candidata à reeleição, dependendo da conjuntura, também ressaltou o caráter simbólico do reencontro: “É um dia muito importante, de retornar ao partido que me trouxe muitas alegrias, através do qual desenvolvi e vou desenvolver vários projetos e ações.”
O processo de criação da federação entre PP e União Brasil está avançado, só que, na Paraíba, há a dificuldade de as lideranças dos dois partidos estarem em barcos distintos. O PP de Aguinaldo Ribeiro está na base governista, enquanto que o União do senador Efraim Filho está na oposição. Caso haja o casamento das legendas, elas terão que funcionar como um único partido. Ou seja, não poderão estar em polos opostos.
Com informações de Suetoni Souto Maior