URGENTE: Presidente de Portugal dissolve o Parlamento e marca eleições para 18 de maio

Leia matéria completa do Portal G1:


O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, dissolveu o Parlamento do país e convocou novas eleições para 18 de maio. A decisão foi comunicada nesta quinta-feira (13).

Isso ocorre após a queda do primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, na última terça-feira (11). Foram 142 votos contra 88 para rejeitar a moção de confiança, instrumento usado para medir se o governo tem apoio parlamentar.

Com a derrota do premiê no parlamento, coube ao presidente decidir se convocaria novas eleições gerais.


A moção de confiança foi apresentada pelo próprio Montenegro na semana passada, perto de completar um ano no cargo, após a oposição questioná-lo sobre os negócios da Spinumviva, uma empresa de consultoria que ele fundou e que agora é administrada por seus filhos.

A oposição acusa o então premiê de usar o cargo para beneficiar a empresa com pagamentos mensais de 4.500 euros de uma operadora de cassinos. Ele negou ter cometido irregularidades ou qualquer conflito de interesses na empresa, que tem contratos com outras companhias privadas.

Montenegro, do Partido Social Democrata (PSD), liderava um governo minoritário e dependia de outros partidos para governar. As principais siglas de oposição — o Partido Socialista, de centro-esquerda, e o Chega, de extrema direita — tiveram importante papel para a derrota.


Com informações do Portal G1

Blog do Milton Figueirêdo

Milton Figueirêdo

Jornalista com especialização em telejornalismo.

Pressione ESC ou feche