Leia matéria do Portal Suetoni Souto Maior:
O projeto de indicação apresentado pelo presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley (PSD), que pede a desapropriação do Hotel Tambaú, tem maioria para ser aprovado na Casa. A proposta foi apresentada nesta terça-feira (1º) e já tramita na Casa de Napoleão Laureano. O estabelecimento está fechado por causa de uma disputa judicial que já dura quatro anos sem nenhuma solução. Durante a sessão desta terça, o parlamentar apresentou vídeo no qual mostra a área interna degradada e com riscos, inclusive, para a saúde e a segurança pública.
“Este equipamento está abandonado enquanto se desenrola uma briga jurídica sem fim. Ele precisa ser devolvido à população de João Pessoa, dar lugar a um aquário, um centro cultural, algo que o requalifique e tenha utilidade para a população de João Pessoa e os turistas que por aqui passam”, ressaltou Dowsley. A proposta, segundo o parlamentar, tem o apoio manifestado de pelo menos 25 dos 29 parlamentares da Casa.
O Hotel Tambaú foi declarado de utilidade pública para fins de desapropriação pela prefeitura de João Pessoa ainda em 2021, primeiro ano da gestão do prefeito Cícero Lucena (PP). Só que por conta da pandemia, o processo não andou. A proposta de Dinho, referendada pela maioria dos parlamentares na sessão desta terça, pede que a gestão municipal dê sequência ao processo de desapropriação e que reforme o prédio para que ele seja transformado em um equipamento público para a cidade. “O aniversário de João Pessoa é no dia 5 de agosto, mas peço que o prefeito dê logo esse presente para o município”, disse Dinho.
O Hotel Tambaú é alvo de uma disputa empresarial desde 2021, quando foi arrematado por R$ 40,6 milhões. O valor é uma fração dos R$ 161 milhões avaliados na época como valor de mercado. A área, hoje, é degradada e apresenta riscos à saúde da população, já que as piscinas estão abandonadas e sem tratamento. Imagens de drone exibidas na sessão mostram a degradação no equipamento. A expectativa dos vereadores é que o prefeito Cícero Lucena efetive ainda neste ano a desapropriação da área.
O Hotel Tambaú tem 173 apartamentos, quase todos com vista para o mar ou para os jardins internos. Ele foi construído na década de 1970 e seu projeto arquitetônico leva a assinatura de Sérgio Bernardes.
Com informações do Portal Suetoni Souto Maior