UTI - PARE & LEIA: Campina Grande é avaliada como CAÓTICA pelo Ministério da Saúde e município deverá perder verbas federais em 2024


OS NÚMEROS SÃO OFICIAIS DOS RELATÓRIOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

O FOCO AQUI É NA ATENÇÃO BÁSICA. OS SERVIÇOS DE SAÚDE DO SUS QUE SÃO DE OBRIGAÇÃO DOS MUNICÍPIOS.

AS CIDADES RECEBEM O DINHEIRO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA ATENDER AS PESSOAS.

Essa é mais uma daquelas informações que eu gostaria, sinceramente, nunca ter que noticiar.

Porém, contra os fatos e os números não restam dúvidas, (independente do tipo da AVE, que seja paixão ou que seja ódio), muito o que fazer, além do que lutar para tentarmos melhorar a nossa realidade.

Existe uma aferição quadrimestral, PREVINE BRASIL - (feita a cada quatro meses pelo Ministério da Saúde) - com o intuito de qualificar e impor uma pontuação aos municípios, para entender como está o desempenho das cidades que recebem as verbas federais, no tocante aos serviços que estão sendo fornecidos pelas Secretarias Municipais de Saúde, de todo o Brasil.

Pois bem, na nota do 2° quadrimestre do Previne Brasil, onde vários indicadores são avaliados da atenção básica dos municípios, Campina Grande está na posição 222, das 223 cidades da Paraíba.

CAMPINA ESTÁ EM PENÚLTIMO LUGAR NO ESTADO!!!

CAMPINA ESTÁ ATRÁS DE TODOS OS MUNICÍPIOS DA PARAÍBA!!!

ATENÇÃO PARA ESTE DETALHE:

No Resultado do ISF do PREVINE BRASIL - Q2 / 2023 - (segundo quadrimestre de 2023).

Dos 223 municípios da Paraíba, Campina Grande está na posição 222. Só não ficou em último lugar, devido ao município de Santa Rita.

SÃO ESTES ÍNDICES QUE DEFINEM QUANTO DE RECURSOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE OS MUNICÍPIOS RECEBERÃO NO ANO SUBSEQUENTE.

Se a cidade de Campina Grande, por meio da sua Secretaria de Saúde, continuar com essa pontuação nos Indicadores do seu desempenho, na qualidade dos serviços que está fornecendo aos usuários, mesmo tendo recebido nos últimos anos altíssimas quantidades de recursos vindo do Ministério da Saúde, o município deverá sofrer um grande corte neste orçamento a partir de 2024.

Para se ter uma ideia, de acordo com a NOTA DO ISF (Indicador Sintético Final), que esta na relatório na ordem do maior para o menor - Santa Rita recebeu a nota 5,26 e Campina Grande 5,31 - sendo a pontuação de 0 a 10 (zero a dez).

Várias cidades do estado receberam a nota dez.

Acesse o arquivo anexo com a tabela completa dos números dos municípios da Paraíba: https://drive.google.com/file/d/11O2UhAjBx0Nql_-QJkbcYP_7DnmkM4ic/view?usp=drivesdk

Por Milton Figueirêdo

Blog do Milton Figueirêdo

Milton Figueirêdo

Jornalista com especialização em telejornalismo.

Pressione ESC ou feche