ABSURDO: STTP bate todos os recordes de arrecadação de multas de trânsito, em Campina Grande

Parece que a Superintendência de Trânsito a Transportes Públicos não é aquela maravilha que eu imaginei.

Entendo agora que a Câmara de Vereadores de Campina Grande e o Ministério Público da Paraíba precisam tomar alguma providência com relação aos MILHÕES DE REAIS arrecadados pelo órgão de trânsito, de forma que pode ser considerado questionável.

Alguma ação imediata de investigação precisa acontecer para entender uma possível INDÚSTRIA DE MULTAS que pode estar acontecendo na cidade.

As reclamações dos usuários campinenses são diárias e nas redes sociais é sempre tema de discussões envolvendo o órgão.

Segundo os condutores, falta sinalização na cidade e nos acessos às lombadas eletrônicas, bem como não existem ações de educação para o trânsito em Campina. Como, inclusive, já aconteceu em outras gestões.

Recentemente a autarquia se mudou para um prédio imponente que realmente leva muita qualidade para o atendimento do público e também para o trabalho dos servidores. Todavia, começaram também os questionamentos dos valores pagos em aluguéis na avenida comercial mais cara de Campina Grande.

Não seria melhor a STTP construir uma sede própria, num lugar bem mais barato, numa região que iria até contribuir para a urbanização do município, já que tem tanto dinheiro?

Conversando com um experiente gestor eu fiquei realmente impressionado com as colocações. Nessa hora se vê como é importante ouvir as pessoas mais experientes. 

Também tivemos acesso a farto material colhido pelo engenheiro Raiff Madureira, que mostra o salto monstruoso nas valores e na arrecadação das multas, com valores exorbitantes, trazendo também o posicionamento equivocado de vários equipamentos de registro de multas, as lombadas eletrônicas.

Outro aspecto importante de lembrar é que, de acordo com a legislação - Código de Trânsito Brasileiro / CTB, 95% de todos os valores arrecadados por meio das multas de infração tem de ser, o obrigatoriamente, destinados a engenharia de tráfego, sinalização, policiamento, fiscalização e ações de educação no trânsito.

É importante lembrar que a finalidade primeira do sistema de trânsito não é punir os condutores, mas sim coibir as infrações.

Segue disponibilização dos links de todo o material citado: 

Para onde vai o dinheiro da multa? (Resposta exata) 2023: CLT Livre

Relatório de Arrecadação da STTP

Vídeo 1

Vídeo 2

Por Milton Figueirêdo

Blog do Milton Figueirêdo

Milton Figueirêdo

Jornalista com especialização em telejornalismo.

Pressione ESC ou feche