Na despedida do São João de Patos, Nabor destaca legado que ajudou a transformar a festa em referência nacional

Geral

Patos (PB) – O pré-candidato ao Senado Federal, Nabor Wanderley (Republicanos), participou nesta terça-feira (23) da última noite do São João de Patos 2026, reafirmando sua ligação com uma festa que acompanhou de perto ao longo de décadas e para a qual contribuiu diretamente em diferentes momentos da sua trajetória administrativa.

Ao circular pelo Terreiro do Forró, cumprimentar comerciantes, turistas e famílias patoenses, Nabor destacou o sentimento de pertencimento em relação ao evento e lembrou ações que ajudaram a consolidar o São João de Patos como um dos maiores festejos juninos do Nordeste.

"É impossível estar aqui e não sentir emoção. O São João de Patos faz parte da nossa história e da história de milhares de famílias. Tivemos a oportunidade de contribuir para o crescimento da festa, ampliando sua estrutura, fortalecendo sua organização e criando condições para que ela alcançasse a dimensão que tem hoje", afirmou.

Entre as transformações promovidas ao longo de suas gestões, Nabor cita a consolidação do Terreiro do Forró como espaço permanente dos festejos, a ampliação da infraestrutura do evento, o fortalecimento da parceria com a iniciativa privada e a valorização do potencial turístico da festa, fatores que contribuíram para projetar Patos no cenário nacional. O Terreiro do Forró tornou-se o principal palco do evento e passou a ser reconhecido como símbolo do São João patoense.

Segundo Nabor, o crescimento da festa vai além dos shows e da programação cultural.

"O maior patrimônio do São João de Patos é o seu povo. É a capacidade que nossa cidade tem de receber bem quem chega, de gerar oportunidades para comerciantes, ambulantes, artesãos, motoristas, donos de hotéis e restaurantes. A festa movimenta a economia e cria renda para milhares de pessoas", destacou.

Desenvolvimento que chega aos municípios

Durante a visita, Nabor também relacionou a força econômica dos festejos juninos ao modelo de desenvolvimento regional defendido por ele para a Paraíba.

"Quando um evento cresce, toda uma cadeia produtiva cresce junto. É esse olhar para as cidades que levamos para a vida pública. Desenvolvimento acontece quando os investimentos chegam aos municípios e geram oportunidades para as pessoas", disse.

O pré-candidato ao Senado ressaltou ainda que pretende ampliar esse trabalho em nível estadual e federal, fortalecendo iniciativas voltadas à geração de emprego e renda.

Nesse contexto, Nabor citou o Gera Mais PB, proposta lançada durante a pré-campanha, iniciativa voltada à qualificação profissional e à geração de oportunidades econômicas em diversas regiões do estado.

"Temos exemplos importantes de políticas públicas que estimulam a economia e criam oportunidades. E é justamente para aproveitar essas oportunidades que a gente idealizou o Gera Mais PB e assim destinar parte de nossas emendas parlamentares para investir na capacitação das pessoas de acordo com a potencialidade de cada região, em parceria com as prefeituras municipais e outras entidades, como o sistema S, por exemplo. É esse tipo de ação que precisamos ampliar cada vez mais", afirmou.

Ao comentar o atual momento político, Nabor reforçou que tem concentrado esforços na construção de um projeto voltado para os municípios paraibanos.

"Nosso foco é continuar percorrendo a Paraíba, ouvindo as pessoas e apresentando propostas. Temos uma história construída com trabalho, resultados e compromisso com os municípios. É isso que queremos levar para o Senado Federal", concluiu.

Compartilhar: